sábado, 2 de abril de 2011

Curso de Línguas Abertos à Comunidade - CLAC




 (Fotos Divulgação retiradas do site do CLAC)

Por Nathalia Bastos

Para quem já se convenceu, ter uma experiência com uma língua estrangeira abre portas e que em muitos casos a ausência fecha, pode se perguntar se existe um jeito acessível e de qualidade para para se alcançar uma qualificação.
Para quem não sabe a UFRJ desenvolve um projeto há mais de 15 anos, juntamente com seus alunos dos cursos de gradução em líguas da Faculdade de Letras, selecionados por concursos e orientados por professores do departamento de Letras da faculdade, para lecionarem as aulas de idioma.

“O Projeto CLAC é um curso de formação de professores de graduação da Faculdade de Letras/UFRJ e vem sendo desenvolvido pela Diretoria Adjunta de Extensão há mais de quinze anos, atendendo à comunidade do Rio de Janeiro e formando profissionais de qualidade.”
(retirado do site do CLAC)

Além de oferecer experiência aos seus alunos, é uma ótima oportunidade de aprender uma língua estrandeira e entrar para o mercado de trabalho. O Rio de Janeiro hoje é centro das atenções mundiais, afinal em uma década o Brasil e a cidade do Rio vão receber a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, crescendo cada vez mais o número de turistas em passeio pela cidade e pelo país. Uma ótima oportunidade para conseguir um emprego.
Há outras áreas que uma língua estrangeira sempre ajuda, como é o caso dos estudantes interessados em ingressar em mestrado ou doutorado. Ter uma segunda língua é sempre bem vinda, no currículo e na pesquisa.
Porém o que mais chama atenção no CLAC é a experiência oferecida aos seus alunos da graduação. A preocupação com a formação de professores, altamente qualificado, demonstra a preocupação em cada vez mais se especializar e qualificar os futuros porfessores para que chegem às salas de aulas mais preparados. A UFRJ oferece tudo isso a um preço simbólico de R$ 228.00 (taxa semestral) sem parcelamento.

Alguns cursos oferecidos:
  • Alemão
  • Alemão Instrumental
  • Árabe
  • Espanhol
  • Francês
  • Hebraico
  • Hispanofalantes
  • Inglês
  • Inglês Instrumental
  • Inglês – Conversação
  • Italiano
  • Japonês
  • Japonês – Conversação
  • Oficina de Língua Portuguesa
  • Português Língua Estrangeira
  • Português – Redação
  • Russo

“ O CLAC consolidou-se ao longo dos anos como um referencial de importante suporte tanto intra como extra muros, oferecendo o aprendizado básico de uma ou mais línguas estrangeiras para a comunidade interna e externa. Atende às necessidades de melhor profissionalização dos alunos de graduação em línguas da Faculdade de Letras, que lecionam como alunos-bolsistas. Além disso, o CLAC serve como campo fértil para pesquisa, integrando a graduação e a pós-graduação. Vários trabalhos científicos e três dissertações de Mestrado já foram elaborados sobre o Projeto CLAC.”
(retirado do site do CLAC)

Para fazer um dos cursos ofercidos pelo CLAP é necessário realizar o cadastro no http://clac.letras.ufrj.br/cadastrof.asp . É preciso seguir o calendário oferecidos por eles e respeitar os critérios para inscrição.

Para mais informações acesse:

E não perca essa oportunidade!



Por Cristiane Nice

A literatura é entendida por muitos como um acontecimento artístico, cultural, dinâmico e um importante instrumento de comunicação que transmite conhecimentos dos mais variados permitindo ao leitor transcender fronteiras lingüísticas, geográficas e cronológicas.

Considerando que as mudanças sociais interferem diretamente no comportamento o gosto pela leitura e a escrita é fundamental para que o indivíduo desenvolva suas peculiaridades. A formação de um sujeito crítico e consciente passa pelo costume e prazer de ler.
Ler e escrever são necessidades básicas em nossa sociedade, mas não é suficiente para os desafios do mundo contemporâneo. É preciso interpretar, dominar e usar plenamente a escrita. De acordo com Paulo Freire, somente o letramento, tem força para transformar o mundo.

“De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”, que quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.” (FREIRE, 2009:20).

A questão da formação de um bom leitor deveria estar constantemente circulando no meio acadêmico, no meio escolar e principalmente na família, considerando que esta desempenha o papel primário na formação da identidade, contudo, infelizmente, os benefícios da tecnologia e a filosofia das sociedades modernas tem se colocado como alicerce frágil na edificação de uma personalidade conscienciosa. Na atualidade, as considerações sobre a ética e valores estão sendo deixadas de lado e costumes saudáveis como visitas a museus, bibliotecas, teatro e até mesmo o ato de presentear com uma boa bibliografia tem se perdido em meio a hábitos consumistas e uma vida de exageros que afetam negativamente a qualidade de vida.


Referência bibliográfica:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos se completam. 50º. Ed. São Paulo, Cortez, 2009.


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